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O mercado está a cada dia mais concorrido, não é mesmo? Independente do setor, não está fácil para ninguém. Há muitas empresas no mercado, o que aumenta uma concorrência desleal, fazendo com que as empresas repensem suas formas de atuação no mercado. Para ter uma ideia desse cenário, vale a reflexão: quantas empresas do seu ramo há em  sua cidade? Ou em sua região?

Pensando nisso, criamos um conteúdo para te ajudar a vencer a concorrência e crescer o seu negócio!

 

1- Analise concorrentes

O primeiro passo para vencer os seus concorrentes é entender o que eles fazem.

Analise as ações realizadas que permitem uma maior visibilidade para o negócio. O que eles têm de diferente? O que estão fazendo que chama a atenção dos clientes? Pense em todos os pontos: atendimento, localização, público, produtos, formas de pagamento, preço, privilégios ao consumidor…uma infinidade de pontos! Analise cada um minuciosamente e tente desvendar os pontos fortes e também os fracos. Assim, além de compreender o que faz a empresa crescer, você também descobre o que impede o seu crescimento, podendo aplicar essa oportunidade no seu negócio e ter um diferencial. Ou apenas não errar.

 

2 – Negocie preços

A melhor forma de abaixar o preço sem prejudicar a sua margem de lucro é pagando menos pelo produto. Assim, esse passo pode acontecer através da negociação com seus fornecedores.

 Além de você pagar menos e manter o lucro, você também vence a concorrência já que seu preço estará um valor abaixo do mercado.

 

3- Agregue valor ao produto

Primeiramente, precisamos dizer que valor é diferente de preço. Preço é o valor monetário, o quanto se paga por algo. Valor é a percepção do cliente sobre o seu produto ou serviço, ou seja, o custo-benefício que possui aos olhos do seu cliente.

Então, para agregar valor ao seu produto e vencer a concorrência, você pode pensar nos seguintes exemplos:

  • produtos físicos para vender e não apenas serviços: passar a vender uma marca melhor, inserir uma funcionalidade, trocar por um material de melhor qualidade;
  • aspectos físicos do estabelecimento: melhorar iluminação, espaço (disposição de prateleiras, araras, provadores, circulação da loja), conforto (cadeiras, poltronas, ventilação, televisão/rádio), bebidas e alimentos para receber o cliente (água, café, bolachinha, bolo);
  • processos da empresa: atendimento, sistema de pontos ou cartão fidelidade, preocupação pós-venda com o cliente, rapidez no processo de venda, formas de pagamento, etc.

 

4 – Quem não é visto, não é lembrado

Se é um ditado popular, então a afirmação é verdadeira (risos). Para facilitar a visibilidade do seu negócio, o ideal é investir em propaganda. As pessoas precisam encontrar a sua empresa de alguma forma. E essa forma deve ser fácil.

Para isso, você deve investir em meios de divulgação que sejam adequados aos seus clientes. 

 

5 – Inove!

Apesar de clichê, a inovação permite o crescimento e visibilidade para a empresa. As pessoas gostam do diferente, daquilo que se destaca de alguma forma.

Por exemplo, você pode inovar em seus produtos, sua forma de atendimento, ao oferecer personalização aos clientes, metodologia de processos – qualquer ponto que impacte a vida do cliente positivamente.

Vencer a concorrência não é nada fácil, mas com essas dicas você estará a alguns passos a frente! Adeque à sua realidade e bora colocar a mão na massa!


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